10166 - Sistemas Informáticos aplicados à atividade comercial na farmácia (1ª edição)
50h
Ref.
92271
2024
May
20
Objetivos
Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Material de Apoio / Metodologias
Metodologias formativas: método expositivo, demonstrativo, interrogativo, ativo- Deter os seguintes equipamentos para frequentar a formação à distância (não aplicável em formações totalmente presenciais): Computador com acesso a câmara, microfone e colunas; Internet; Office (quando aplicável)
Outras condições de acesso
Documentos para Inscrição:• Inscrição com dados pessoais
• Apresentação do Cartão de cidadão;
• Certificado de habilitações;
• Declaração da Entidade Patronal (onde conste o seu vínculo, atividade e horário laboral, datado assinado e carimbado pela mesma, bem como NIF e CAE da empresa) (com data de mês em que inicia a formação ou do mês anterior);
• Recibo de vencimento do mês anterior ao do início da formação;
• Comprovativo IBAN em nome próprio (quando aplicável).
No início de cada ação de formação, devem os formandos proceder ao seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e, no início e final da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais para efeitos de posicionamento no nível de proficiência digital detido (aferido pelo Quadro Dinâmico de Referência para a Competência Digital);
Conteúdos programáticos
TeletrabalhoConceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
Competências do/a teletrabalhador/a
Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
Gestão da confiança
Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
Gestão da distância
Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
Reorganização dos locais e horários de trabalho
Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
Motivação e feedback
Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
Controlo e proteção de dados pessoais
Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
Assistência técnica remota
Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
Formação e desenvolvimento de novas competências
Transformação digital – novas formas de trabalho
Desempenho profissional em regime de teletrabalho
Organização do trabalho
Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
Espaço de e para o teletrabalho
Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
Pausas programadas
Riscos profissionais e psicossociais
Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
Avaliação e controlo de riscos
Acidentes de trabalho
Gestão do isolamento
Destinatários
- Formações direcionadas para empregados ativos (trabalhadores por conta de outrem), maiores de 18 anos, com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano- Trabalhadores de empresas sediadas na área Metropolitana do Porto e arredores (trabalhadores de entidades pertencentes à Administração Pública e Trabalhadores Independentes não poderão participar nestas formações)
A seleção de formandos será realizada por ordem de chegada das inscrições, desde que cumpram os critérios de elegibilidade mencionados anteriormente.
As candidaturas que não reunirem toda a documentação necessária até 4 dias antes do início do curso, poderão não ser consideradas.
Será dada prioridade aos formandos que reúnam pelo menos uma das seguintes condições:
- Trabalhadores de entidades empregadoras dos seguintes setores de atividade: Automóvel; Construção Civil; Elétrico e Eletrónico; Farmacêutico; Florestal e Transformador de Papel; Madeiras e Mobiliário; Médico e da saúde em geral; Tecnologias de Informação e Eletrónica; Comércio; Setor Social, em geral.
- Que participem nos processos de transformação digital das empresas ou organizações do setor da economia social;
- Que detenham baixos níveis de proficiência digital, nos termos do Quadro Dinâmico de Referência para Competência Digital (QDRCD);
- Que se encontrem em risco de desemprego, nomeadamente decorrente do impacto da introdução das tecnologias nos processos produtivos e de gestão das empresas, ou em situação de subemprego, com vista à sua reconversão profissional;
- Do sexo sub-representado na profissão exercida, nos termos previstos no Código do Trabalho;
Observações
O Programa Emprego + Digital 2025 tem por objetivo estratégico a formação e requalificação na área digital de trabalhadores, gestores e dirigentes de empresas e de entidades da economia social, contribuindo para fomentar a respetiva transformação digital destas entidades empregadoras, bem como para a melhoria das competências e das qualificações individuais, incluindo a formação dos formadores, bem como produtividade e a competitividade das empresas.Nota: À CESPU reserva-se o direito de não iniciar as ações de formação nas datas propostas sempre que não se reúnam as condições mínimas necessárias para início.
Benefícios:
Frequência gratuita - curso financiado pelo IEFP e PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
Possibilidade de uma obtenção gradual de uma qualificação profissional
Atribuição do subsídio de alimentação no valor de 6€/dia e conforme a legislação em vigor (quando aplicável)
Certificado emitido pela plataforma SIGO quando concluída a ação com aproveitamento e assiduidade mínima de 90% da carga horária total (válido para o cumprimento das 40h obrigatórias previstas no Código do Trabalho);
Seguro de acidentes pessoais, quando aplicável.